segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Resenha do Livro After (After, #1) - Anna Todd



Capa e contracapa da primeira edição de After.

Orelha da capa do livro com parte da sinopse



DEPOIS DESTE LIVRO VOCÊ NUNCA MAIS SERÁ A MESMA.

“Você não faz meu tipo, assim como eu não faço o seu. Mas é por isso que fazemos tão bem um para o outro... somos ao mesmo tempo muito diferentes e muito parecidos. Uma vez você me disse que eu desperto o que existe de pior em você. Bom, você desperta o que existe de melhor em mim.” HARDIN

Uma vida focada nos estudos. Um namorado de infância comportado. Um guarda-roupa recatado. Tudo no dia-a-dia de Theresa transpira normalidade. Diferente de muitas garotas de 18 anos, Tessa, como é conhecida, não quer saber de festas ou paixões. Isto é, até conhecer Hardin.
Com o corpo coberto de tatuagens e jeito de poucos amigos, ele entra na sua vida por acaso – e logo deixa tudo de cabeça pra baixo. Os dois se detestam, mas logo percebem que não conseguem sair um de perto do outro.
A garota certinha dá lugar a outra mais à vontade com sua sexualidade, consumida por uma paixão que ela imaginava não ser possível. Uma história de amor única, que conquistou a internet e vai arrebatar você.

“Hardin é como uma droga para mim. Toda vez que sinto seu gosto, quero mais. Ele consome meus pensamentos e invade meus sonhos.” TESSA

Imagine uma garota certinha, que nunca faz nada errado. Essa é a Tessa. A vida para ela é estudar e nada mais. Ou melhor, era. Pois um garoto rude, cheio de tatuagens, piercing no lábio e lindo aparece por acaso em seu caminho. Depois dele, Tessa nunca mais será a mesma. A fanfiction After, de Anna Todd, acumulou mais de um bilhão de leituras on-line e conquistou leitores no mundo todo. Agora chegou a sua vez de mergulhar no livro mais comentado da internet.

----------------------------------------------

Acima, em itálico, estão as duas sinopses do livro. A primeira – na qual vemos uma citação de Hardin em negrito – é a que se encontra na orelha da capa do livro e a segunda – a parte da Tessa – é a que está escrita na contracapa.
Anna Todd, a maravilhosa autora deste livro, começou a escrevê-lo no Wattpad que, para quem não conhece, é uma rede social aonde escritores amadores (e até mesmo profissionais) postam seus livros e fanfictions. A história era, no início, uma fanfic sobre a banda One Direction e Hardin Scott, o protagonista, era representado por Harry Styles. Eu, como uma leitora árdua de fanfics e uma verdadeira directioner, não podia deixar de lê-lo. Devido à sua grande repercussão e um enorme número de leituras e comentários, After foi adaptado e logo depois se tornou um livro físico, que no Brasil foi publicado pela Editora Paralela. Comecei a lê-lo em inglês pelo Wattpad, na conta da Anna (@IMAGINATOR1D) e depois, como eu havia gostado muito, decidi comprar os livros físicos em português. As diferenças entre uma versão e outra não são exatamente significantes, mas elas existem, sim, e eu gostei um pouco mais da minha experiência com os livros do que com as fanfics.
Deixando de lado, então, a parte superficial do livro, vou falar um pouquinho da minha opinião geral sobre a história.

No início, eu achei que ela fosse aquele estereótipo perfeito de colegial/faculdade clichê. Mas não, longe disso. Mesmo que a leitura possa ser cansativa por alguns motivos – repetição constante de cenários e de palavras, briga atrás de briga e sempre alguma tensão a mais – também são esses motivos que tornam o livro mais intenso. Hardin tem uma personalidade forte e Tessa parece totalmente influenciável em cada atitude. A maioria dos acontecimentos sucede-se na sala de aula da faculdade, no dormitório de Tessa e sua amiga Steph ou na fraternidade onde Hardin mora e ocorrem festas todos os finais de semana. Talvez esse ciclo seja um pouco chato, mas quando se percebe melhor a essência da protagonista do livro, pode-se intender que a personalidade dela faz com que ela sempre volte para os mesmo lugares e repita as coisas que acha que não deve fazer. Quando eu comecei a me colocar no lugar de Tessa, eu pude sentir o que a tornava tão vulnerável e às vezes tão permeável. Por outro lado, quando comecei a descobrir aos poucos sobre a personalidade de Hardin, fui entendendo melhor seu lado marrento e brigão. Pude concluir, então, que por mais que ambos os personagens passem a imagem de algo, eles escondem muito mais por trás de suas histórias – assim como todos nós, na verdade. Durante a história, surgem vários conflitos para que Hessa não fiquem juntos; ela tem um namorado tão certinho como ela, ele nunca namorou ninguém, apenas gosta de ficar com todas as garotas que vê, ela não gosta de sua personalidade arrogante, ele acha o jeito certinho e controlador dela irritante demais e eles são o total oposto um do outro. Tudo o que parece se voltar contra eles, torna-se mais do que favorável no futuro. O que mais me encantou em After, é que ele nos mostra muito sobre a realidade; há brigas reais de pessoas com sentimentos verdadeiros e personalidades distintas, enquanto também mistura um pouco de ficção e de fatos que são um pouco improváveis de acontecerem no nosso dia-a-dia. Durante toda a leitura, somos surpreendidos com as descobertas, ficamos apaixonados pelo romance entre o casal “Hessa”, admirados pela forma como Anna descreve toda a parte adulta (o livro possui, sim, algumas cenas de sexo, mas não gira envolta disso), tensos quando ocorre massimlgum problema e aliviados quando eles se resolvem. Dei muitas risadas e gritos com esse livro, pois as emoções são muitas e elas mudam tão rapidamente que fizeram eu me sentir um pouco bipolar. O final do livro é, com certeza, o ponto forte das surpresas e é nele que começamos a ver a leitura praticamente inteira de outro ângulo. Tudo o que pensávamos ser de um jeito era, na verdade, de outro totalmente diferente. Eu me cansei um pouco, sim, pelas repetições e outras coisas enquanto lia esse livro, mas com certeza ele conseguiu me deixar totalmente presa e eu não conseguia parar de ler até surgir alguma tarefa mais importante – e mesmo assim eu ia me arrastando rsrsrsrs. After é um livro intenso, emocionante, bem elaborado e nada clichê. É um dos meus favoritos; eu recomendo e recomendaria mais mil vezes!


Beijinhos e obrigada por ler <3

----------------------------------------------

Se quiser dar uma checada na minha resenha do volume 2 da série After, basta clicar  aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário